quarta-feira, 18 de junho de 2008

Mais uma de ateísmo

Essa semana, a revista Veja coloca em suas "Amarelas" uma entrevista com um matemático, que se dispõe a falar sobre religião. John Allen Paulos tem 62 anos de idade, é americano e segue a linha ateísta, assim como Hitchens e Dawkins, já mais reconhecidos e com idéias fundamentalmente semelhantes. O primeiro, com uma sutileza e um bom humor interessantes. Os últimos dois, a chutes, pontapés e grosserias.

Todos ele tentam desconstruir os "argumentos" de qum crê. No entanto, aquele que quem crê não precisa de argumentos.

Achei interessante a entrevista. Ao menos, o que transparece é que ele é genuinamente interessado nas pessoas, não buscando insultar gerações e gerações de seres humanos que praticaram fé de uma maneira ou de outra.

Em todo caso, acho interessante o que ele diz. Vale a pena.

"O problema com os cristãos moderados é que eles fazem uma leitura seletiva da Bíblia: acreditam neste ou naquele ponto e discordam de outros. Mas como escolher os pontos da Bíblia que vale a pena sustentar e aqueles que devem ser rejeitados? Basicamente, essa escolha é feita com base em critérios seculares. A aceitação dos gays por algumas igrejas, por exemplo, não responde à tradição religiosa, mas a uma imposição dos valores seculares. Então, pergunto: por que não ser completamente secular?"

Prefiro deixa as questões seculares e científicas para os profissionais como o Sr. Paulos, que podem contribuir de maneira importante em vários aspectos da vida humana. Mas de eternidade, valores, ser humano, melhor deixar pra o Especialista.

Nenhum comentário: