quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Mr. President!




Eu estava assistindo TV na madrugada e vi um bom pedaço do discurso da vitória do 44º presidente eleito na história americana. Obama é um sujeito magnético. Olha firme para o horizonte. Fala bonito, de valores caros ao povo norte-americano. São valores conservadores, como não dizer, mas ele reconhece o valor deles mesmo sendo to partido, teoricamente, progressista, mais à esquerda. Foi magnânimo na vitória, elogiando os adversários derrotados, elogiando-os e chamando a atenção de todos para os serviços prestados em favor do país. Isto é ser democrático. E, claro, é indispensável pensar em unir o país em busca de soluções para os problemas que terá que enfrentar.

O que me impressionou mesmo foi a maneira como Obama influenciou a opinião de todas as pessoas. De certa forma, a imporessão que fica agora é que McCain não tinha a menor chance, como se Obama fosse um extraterrestre superdotado, ou algum messias destinado a salvar o país e a economia do mundo.

Mérito para quem bolou e colocou em prática a campanha vitoriosa - aliás, mencionado pelo presidente eleito em seu discurso de vitória. Mas não esperem milagres.

E olha que o Lulla já mandou uma mensagem felicitando Obama, nos termos celebrizados no fim de 2002 quando o PT chegou no poder: "a esperança venceu o medo".

Yeah, right.

Nenhum comentário: